Escritos técnicos

Aqui você encontra um pouco de minha produção técnica, tal como livros, artigos publicados em revistas e na imprensa em geral, além de outros textos de minha autoria que acho importante divulgar. Mas atenção: a ordem dos mesmos não é cronológica, mas de toda forma não considero isso tão importante, pois vejo que coisas que escrevi há mais de 10 anos parecem continuar atuais…

Leia todas as matérias desta sessão clicando aqui!

Anúncios

Um comentário sobre “Escritos técnicos

  1. De meu amigo e “consogro” (nunca é tarde para aprender palavras novas…), Édipo Monteiro, diretamente de Timbauba – PE, recebo e honroso comentário que transcrevo a seguir.
    Timbaúba-PE, novembro 2013.
    <<Caro Flávio Goulart,
    O seu livro A UNANIMIDADE FAZ MAL À SAÚDE, do qual fui honrado com presente de sua parte, achei muito interessante, por se tratar de mais uma obra literária feita com sua inteligência, saber e uma larga experiência adquiridos ao longo dos anos vividos em cargos e funções dentro de sua área médica, além de sua competência e humor. Nele tem uma demonstração de um profundo amor a uma causa: A SAÚDE NO BRASIL. Fiquei tão envolvido na sua leitura e empolgado em saber do seu conhecimento sobre o assunto, como também o domínio sobre a nossa querida língua portuguesa.
    O motivo desta apreciação é dizer o quanto gostei do seu livro, a começar pela sua feliz apresentação e prefácio de Felix Rigoli, que tão bem detalhou os seus sonhos de romper com o "tudo para todos" e substituí-lo por "mais para quem precisa mais".
    Senti nos seus projetos a vontade de que o Ministério da Saúde consiga tirar as mazelas dos seus programas e que possa oferecer uma saúde mais condigna para o povo brasileiro. Nota-se que, apesar de tudo, sua fé pelo SUS, tão criticado e tão elogiado por outros, vive continuamente em busca de reformas que se adeque aos desafios do século XXI.
    Gostei de ver os discernimentos analisados no conjunto das situações, sobre assuntos de economia, sociologia, história, geografia, psicologia, politícas, antropologia e outras mais, inerentes aos problemas de um Brasil-Real. Apesar dos problemas apresentados na SAÚDE, fica na sua obra a mensagem de muita confiança e otimismo, sem perder a oportunidade de elogiar o que vem dando certo e criticar, indignado, a visão dos gestores do Sistema Único de Saúde, estendido aos demais programas, caracterizado pela tão celebre "unanimidade".
    Seu estilo é enxuto, onde só o essencial prevalece, sem prejuízo do sopro póetico e de um leve humor. Fácil na compreensão, por sua linguagem clara e precisa, contendo uma boa dose de esperança e otimismo, dentro de uma simplicidade ímpar, com demonstração de sua memória ao citar as diversas regras, artigos, normais e leis originadas para Saúde, além de uma surpreendente vitalidade mental e emocional.
    Sem qualquer complexo (Édipo), escrevo estas linhas não como uma apreciação contundente, porque quem seria eu, depois de uma belíssima orelha, apresentação e prefácio de uma pessoa ilustre como Felix Rigoli, que tão bem retratou o seu tempo, sua vida profissional de passagens pela área médica, em várias épocas, destacando-se na obra o conteúdo de pensamentos de grandes pensadores, apresentando suas idéias e seus sonhos em desfazer a "UNANIMIDADE QUE FAZ MAL À SAÚDE'.
    Parabenizo o amigo pelos seus trabalhos como médico, professor, funcionário público e escritor e que DEUS ilumine sempre sua trajetória em outras investidas literárias, alongando sua vida, continuando como exemplos para novas gerações, não só para seus familiares, que externam a satisfação de tê-lo como pai, avô, amigo e orientador, como também as pessoas que desfruta de seu convívio profissional e social.
    Aqui fico na torcida de uma SAÚDE melhor para o Brasil e para o amigo coloco-me sempre à sua disposição, com votos de parabéns, externado a Maria Abritta, sua companheira e grande incentivadora desta obra e em particular, a toda sua família.
    Um grande abraço,
    Édipo Gomes Monteiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s