Infeliz do povo que precisa de (tais) heróis…

LEVIATÃConfesso que meu interesse pelo futebol é puramente estético (ou, talvez, sociológico, à falta de outra palavra). Mas esta copa anda me ensejando algumas reflexões, que compartilho com os também interessados no ludopédio, que poderia ser rebatizado como “lucrobol”, depois da última temporada…

Começo (e já termino) com Brecht. Infeliz do povo que precisa de heróis – e completo: infeliz do povo que precisa de vitórias nos gramados para se sentir potente e cidadão. Com efeito, hoje, segunda feira, 14 de julho, como devem estar as cidades da Alemanha? Com certeza seguem impávidas, passada a gritaria e a cervejada que certamente rolou na véspera. Mas, agora, a vida continua, germanicamente. Se tivessem perdido, talvez tivessem gritado e bebido, mas também hoje a vida nacional voltaria ao seu normal de sempre. E se houvesse alguma discussão seria sobre o que fazer na próxima Copa. Mas como ganharam, nem isso – o assunto só voltará à tona em momento oportuno, certamente remoto. Imaginem se fosse concedida ao Brasil a vitória? Na derrota, já sabemos, é só ler os jornais. O mesmo na Argentina, latina e decadente.

Chega de Copa! Que tal afastarmos de nossas vidas, pelo menos nos próximos 3 ou 4 anos, este leviatã argentário (nada contra los hermanos…) e impossível de ser contentado. A vida continua. O futebol também, seja nos terrenos baldios das periferias ou nas “arenas”, outrora apenas “estádios”, agora exclusivas das classes mais altas.  Aquelas melhorias na educação, na saúde, na segurança pública, na cara de pau dos políticos continuam aguardando que alguém se mobilize em favor delas. Até a próxima – sem pressa nenhuma…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s