Está ficando difícil defender o SUS…

AVISO CS 408NDefender o SUS,pelo menos aqui no DF (mas, ao que tudo indica em grande parte do  País também…) está se transformando em tarefa complicada, que exige do defensor argumentos (e a respectiva cara de pau) dignos de um educardocunha.

Vejam esta placa, afixada – como se fosse algo normal – no Centro de Saúde da 408 Norte, aqui em Brasília (a foto é de hoje, dia dois de fevereiro de 2016). Falta tudo, pelo visto, porque uma Unidade de Saúde que não tem nem a já centenária vacina contra tétano, convenhamos, nem mereceria este nome.

É mole?

Há alguns meses, em outra unidade (no caso o Serviço de Diabetes do HRAN) encontrei, pessoalmente, pelo menos seis placas negando algo aos demandantes (consultas, fornecimento de medicamentos e até mesmo a possibilidade de formarem fila pela ordem de chegada). E de quebra, a indefectível ameaça: MALTRATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO É CRIME!

Minha amiga,que havia se cortado no jardim pela manhã, foi poucas horas depois à tal unidade de Asa Norte, como aliás se recomenda mundialmente, para se vacinar e acabou tendo que pagar duzentos reais pela vacina em uma clínica particular.

Falta medicamento para câncer. Sobra fila nas cirurgias. Plantonistas não comparecem aos plantões e não há quem os faça atender. Mas não dispor de vacina contra o tétano, cá pra nós, já é demais…

Bandeira de Mello: o que fizeram do sistema de saúde que você tão competentemente concebeu?

Anúncios

Um comentário sobre “Está ficando difícil defender o SUS…

  1. Pensei que talvez encontrasse antitetânico no pronto socorro dos hospitais. Avalie, porém, que meu ferimento não justificava ocupar um servidor pra me atender e resolvi poupar as preciosas doses do hospital. Acontece que não há antitetânica nos hospitais públicos! Na mesma clinica onde me vacinei havia uma paciente com ferimento suturado no hospital público e “encaminhada” para vacinar-se em estabelecimento privado. Detalhe: toma-se, desnecessariamente, a tetra, pois não comercializam somente a antitetânica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s