Homenagem a um amigo: Pedro Tauil

Há dias estive na Universidade de Brasília para fazer parte de um evento muito especial. Meu amigo Pedro Tauil recebeu o título de professor emérito da UnB, honraria concedida a poucos. Na ocasião, muitos elogios foram feitos a Pedro, principalmente pelo colega formalmente encarregado, Mauricio Pereira, também epidemiologista e amigo de Pedro há muitos anos. Aos encômios de Maurício não tenho nada a acrescentar; só … Continuar lendo Homenagem a um amigo: Pedro Tauil

13 de março: a lição das ruas

O fatídico treze de março chegou e passou. Ninguém matou, ninguém morreu; ótimo! Ou melhor, há uma vítima inconteste: a verdade. Os dois lados em confronto se esmeram em espezinhá-la e abatê-la a bons golpes de palavreado. “Coxinhas” veem nesse dia a virada do país em direção a um futuro radioso, com a expulsão de Dilma e do PT do cenário nacional. Já os “Petralhas” … Continuar lendo 13 de março: a lição das ruas

Hávidos por olofotes…

Que graça estes três promotores de São Paulo! São do tipo de gente que se levanta à noite para beber água na cozinha e, quando abre a geladeira e a luz se acende, dão logo uma entrevista… Confundem Hegel com Engels… Alguém precisa avisar para eles que o filósofo que melhor tem explicado o capitalismo e a manipulação midiática atual não é Shrek, mas sim … Continuar lendo Hávidos por olofotes…

13 de março de 2016: procura-se um cadáver….

Aconteceu em 1968: um cadáver estava sendo ansiosamente aguardado. E compareceu. Edson Luiz fez com sua morte o que dele se esperava, não exatamente, talvez, por parte dos manifestantes, mas da ditadura. E veio mais repressão e o cerceamento total das liberdades já quase extintas então. Este dia 13 de março me evoca este trágico acontecimento. Trágico não só pela morte de um jovem inocente, … Continuar lendo 13 de março de 2016: procura-se um cadáver….

Haverá vida inteligente em algum lugar?

Não, amigos, não estou preocupado com o fato de termos, ou não, companhia em outros planetas ou galáxias… Meus pés estão no chão – e no Brasil. Refiro-me ao verdadeiro exílio da inteligência que ora nos assola, com esta inenarrável dis-puta (ideológica ou fisiológica, nem sei…) entre “coxinhas”, de um lado e “petralhas” de outro… Gente, não dá para refinar os argumentos? Usar um mínimo … Continuar lendo Haverá vida inteligente em algum lugar?

Condução abusiva…

Não votei em Dilma, não sou petista e me decepcionei com o partido, como tantos no Brasil. Isso não faz com que eu faça companhia a gente como Cunha, Bolsonaro, Aécio, Agripino e outros. Isso também não me impede de deplorar a arbitrariedade e o constrangimento a que submeteram um cidadão que nem sequem foi intimado a depor. Minha pouca simpatia por Luiz Inácio hoje … Continuar lendo Condução abusiva…