Surpresas do Cerrado: Xixá

Xixá, Sterculia striata, também conhecida como amendoim-da-mata, arachachá, castanha-de-macaco, castanheiro-do-mato, xixá-do-norte, mendubiguaçu, pau-rei, pé-de-anta e possivelmente outros nomes. É planta típica do cerrado, seja na região Centro Oeste, como em algumas partes do Norte e Nordeste, além do Sudeste (MG, São Paulo e Bahia). É árvore generosa, chegando a medir até mais de vinte metros de altura. Alguns acham que ela também serve para paisagismo, … Continuar lendo Surpresas do Cerrado: Xixá

Assuma o palhaço que vive em você…

Sabe aquela sensação que dá na gente quando vê “triunfar tantas nulidades”? Um Pastor comandando a Cidade Maravilhosa, capital do carnaval, do samba e de muita diversidade? Uns sendo presos e outros, tão ou mais culpados quanto, continuarem soltinhos? O governo querendo congelar o gasto social por 20 anos? Gente pedindo a volta da ditadura? Jovens querendo estudar e tendo suas escolas “ocupadas” e sem … Continuar lendo Assuma o palhaço que vive em você…

Pobre menina…

Sharbat Gula, a menina fotografada no Afeganistão nos anos 80 e que virou ícone mundial por traduzir o drama de um povo massacrado, por um lado pelas lutas tribais e por outro pela invasão soviética, agora – leio nos jornais – está presa no Paquistão, na condição de refugiada das mesmas lutas tribais e do espezinhamento de seu país pelos conflitos internos e internacionais…Como já … Continuar lendo Pobre menina…

A morte de um anarquista

Ontem, 12 de outubro de 2016, morreu na Itália o Escritor Dario Fo, aos 90 anos. Ele era conhecido pela sátira política e pela crítica ao clero e às instituições oficiais em geral. Uma de suas obras mais célebres foi “Morte Acidental de um Anarquista”, atualmente em cartaz em São Paulo. Eu vi a peça nos anos 80, ainda na ditadura, com um Antonio Fagundes … Continuar lendo A morte de um anarquista

Dylan Nobel, The times they are a-changing!

Quem gosta, gosta. Quem não gosta ou não conhece precisa conhecer melhor para aprender a gostar. Ele é o maior representante da música no século XX – entrando pelo XXI a dentro. Eu disse da música, não apenas do rock. Agora é dos grandes da literatura também, Surpresa nenhuma para seus fãs, como eu. Vai abaixo minha homenagem, na versão que fiz de Forever Young, … Continuar lendo Dylan Nobel, The times they are a-changing!

O rito das Sapucaias

Viver em Brasília é bom e é cheio de surpresas, não somente “apesar”, mas também por causa do clima e da natureza que marcam este quase-deserto, que precisa apenas de olhos generosos para ser devidamente apreciado. Como no caso destas amigas. Todos os anos elas comparecem, vestidas com um manto que é algo entre o rosa e o roxo beterraba. Explodem no auge da seca, … Continuar lendo O rito das Sapucaias

Calendário florístico do Planalto: Pequi

O pequi, sem dúvida, divide o mundo em duas parcelas inconciliáveis: a dos que o adoram e a dos que não o suportam. Nisso parece fazer companhia ao coentro, ao pepino, ao pimentão e a outros vegetais menos votados. A carne de porco também é de tal naipe, mas neste caso, trata-se de questão não fisiológica ou bioquímica, mas  geralmente religiosa. A coisa se complica … Continuar lendo Calendário florístico do Planalto: Pequi

Estrambótica política

Resolvi dar uma olhada nos resultados eleitorais de duas cidades onde vivi, BH e Uberlândia, encontrando ali coisas curiosas, que mostram como a política brasileira anda mesmo – para dizer o mínimo – surpreendente – evitando, assim, qualificativos menos agradáveis. Na Capital das Gerais, mesmo sendo atleticano de coração, não fiquei particularmente feliz ao saber que o segundo turno para prefeito será disputado por um … Continuar lendo Estrambótica política

Alguma coisa eles têm em comum…

Cunha e Dilma caíram atirando na imprensa, para eles causa fundamental dos males que acabaram os levando à derrocada. Muito pouco falaram de seus próprios erros. Esses dois, aparentemente tão distantes um do outro (no final da história, pelo menos), trazem consigo uma verdadeira marca dos tempos atuais no Brasil, tão presente nas chamadas “redes sociais” (nem redes, nem sociais…): a de que é mais … Continuar lendo Alguma coisa eles têm em comum…

Calendário florístico: Primavera no Planalto

Para apreciar o Cerrado é preciso, acima de tudo, saber olhar… E as maravilhas estão por toda parte. É tanto coisa de uma vez só que nem dá tempo de pesquisar e acrescentar informações. E isso tudo no auge da seca, quando a natureza aparentemente deveria se recolher. Mas é só aparência; nesta época é que ela se exibe pra valer! Em ordem na galeria … Continuar lendo Calendário florístico: Primavera no Planalto